AdobeStock_205265282.jpeg

MORRO DE SÃO PAULO

Morro de São Paulo é uma vila localizada no arquipélago baiano de Tinharé, distrito da cidade de Cairu (BA), a cerca de 240 km de Salvador (BA).

Descoberto pelo navegador português Martin Afonso de Souza em 1531, teve papel importante na história do Brasil colonial, e é repleto de curiosidades.

A vila tem se desenvolvido para o turismo desde a década de 70, e atualmente é um dos polos turísticos mais famosos da Bahia, com infraestrutura completa de bares, restaurantes e mais de 12.000 leitos de hotéis.

Dividida em 7 praias com cenários paradisíacos: Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta (ou Praia do Encanto), Gamboa e Garapuá. Morro é sem dúvidas um dos destinos mais visitados no Brasil por turistas de todo o mundo.

ACESSO

Desembarque no Aeroporto de SSA (Salvador)

Marítimo: saída do terminal Náutico da Bahia, diretamente para MSP, de lancha ou catamarã viagem em alto mar com duração média de 2h30min,

Semi-terrestre #1: pelo Terminal Náutico da Bahia, travessia para a ilha de Itaparica de barco, trajeto terrestre até o atracadouro bom jardim e lancha para MSP, viagem com duração média de 3h30min,

Semi-terrestre #2: saindo do Aeroporto de Salvador com destino a Valença (atracadouro bom jardim) de ônibus ou van, traslado de barco para Morro de São Paulo. A viagem tem duração média de 4h30min

Aéreo: existem empresas que realizam o traslado do aeroporto de Salvador diretamente para MSP, este trajeto leva em cerca de 25 min, e o custo varia em função

Desembarque no Aeroporto

de VAL (Valença)

Traslado até o atracadouro Bom Jardim (Valença), e 15 minutos aproximadamente de lancha até Morro de São Paulo. Tempo total de 30min.

AdobeStock_426374861.jpeg
Captura de Tela 2021-04-13 às 14.13.52_
TAXA DE VISITAÇÃO

Desde novembro de 2017, os visitantes do Morro de São Paulo pagam uma taxa de visitação no valor de R$20, conhecida como Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago (TUPA). O valor é cobrado no píer de desembarque, após o portão de entrada, uma única vez por pessoa e permanência. 

 

Visitantes de até 5 anos e maiores de 60 anos estão isentos da taxa. Estudantes e portadores de deficiência pagam meia.

MOBILIDADE

Quase tudo na vila é feito a pé. O centrinho tem inúmeras opções de lojas, restaurantes, bares e se concentram entre a primeira e terceira praia. É possível contratar taxis no receptivo da segunda praia, para locomoção a pontos mais distantes da ilha.

A vila possui um Aeroporto privado, que é possível a chegada de aeronaves particulares, ou através da compra de ticket aéreo, pela Abaeté, que faz o trecho SSA – Morro de São Paulo.

Para quem estiver hospedado na Quarta ou Quinta Praia, que são um pouco mais afastadas do centrinho, os hotéis geralmente oferecem um transfer, com horários pré-definidos, que deixam os passageiros no receptivo localizado na Segunda Praia.

AdobeStock_327914049.jpeg

DICAS ÚTEIS

PROTETOR SOLAR

Todos os programas diurnos envolvem praia, não esqueça nunca de seu protetor solar para poder desfrutar de suas férias sem nenhuma queimadura solar.

VOLTAGEM

A voltagem padrão no Morro de São Paulo é de 220V.

7

COMÉRCIO

Embora seja uma pequena ilha, existe tudo que precisamos: posto de saúde e policial, farmácia, mercado, lojas e padaria.

ALIMENTAÇÃO

As opções de restaurante são muitas e de todos os preços. Existem opções de comida típica, comida natural, pizzaria, churrascaria, self service, pastas, frutos do mar...

BAGAGEM

Para curtir Morro de São Paulo não precisa muita coisa. Faça uma mala bem otimizada e não esqueça que na ilha não existem carros, por isso terá que carregar sua bagagem ou contratar o serviços dos carregadores locais.

1

ROUPAS LEVES 

Morro é uma ilha rústica, precisamos de muito pouco. Roupa de praia, chinelos e roupas leves para o dia e a noite.

2

DINHEIRO 

Nem todos os lugares aceitam cartão e não há bancos na ilha, apenas lotérica e caixas eletrônicos do Banco do Brasil e Bradesco.

3

REPELENTE

A ilha está cercada de natureza exuberante por todos os lados, um verdadeiro paraíso, por isso é inevitável que haja mosquitos e alguns insetos.

4

5

6

8